Just another free Blogger theme

Com tecnologia do Blogger.

FIFA vs. PES

Nova época, mais um ano de confronto entre os dois maiores simuladores de futebol do mercado - que são também dos jogos mais vendidos do mundo: o FIFA e o Pro Evolution Soccer (PES).


O FIFA 12 e o PES 2012 chegaram no fim da semana passada às prateleiras das lojas, cada um com novos (e velhos) argumentos para tentar conquistar o público.


As semelhanças entre os dois títulos são cada vez maiores o que, ironicamente, só faz com que as pequenas diferenças entre si sejam mais 'visíveis'.

Graficamente, ambos os jogos são extremamente evoluídos. Mas este será o ponto onde o FIFA ganha sem discussão: as figuras são mais realistas. Algo que é perceptível num vídeo que compara os rostos dos jogadores.
Só que nem apenas de gráficos se faz um jogo. E se o FIFA sempre foi muito elogiado pelos seus 'visuais', o PES sempre foi o rei da jogabilidade. Mas o FIFA evoluiu muito nos últimos tempos...
(Comparação dos dois jogos - FIFA primeiro, PES depois - utilizando imagens oficiais)
Na versão 2011 o FIFA já se tinha assumido como um verdadeiro simulador (com um "controlo de 360 graus" dos jogadores), deixando para trás a vertente 'arcade' que muito irritava os grandes amantes de futebol. Este ano, o título traz novidades ao nível da defesa, introduzindo-se novos movimentos ainda mais realistas - e mais complicados de realizar pelo jogador.
Neste aspecto, pode-se dizer que o PES acaba por ser vítima do seu próprio êxito. A simulação de futebol alcançada era já tão perfeita em 2006 (quem se lembra da excitação de jogar PES 6 na PlayStation 2 ponha o dedo no ar...) que desde então as coisas não mudaram muito - em alguns casos, até se simplificaram, necessariamente a custo de algum realismo.
Tem o FIFA 12 argumentos suficientes para bater o eterno rival? A resposta, provavelmente, depende mais do jogador do que do jogo...
O melhor é experimentar antes de decidir. O que até é fácil de fazer pois ambas as editoras disponibilizam demos jogáveis para quase todas as plataformas. Vá à loja virtual da sua consola ou aos sites oficiais dos jogos: o PES aqui; e o FIFA aqui.

FONTE: DN