Just another free Blogger theme

Com tecnologia do Blogger.

iPad. O tablet da Apple chega hoje às lojas portuguesas

Gadget mais importante do ano começa a ser vendido hoje às 9h00. Estarão disponíveis todas as versões do iPad, com preços que vão dos 499 aos 799 euros

Como é que sabemos que um produto tecnológico atingiu o estatuto de galáctico? Quando se dá ao luxo de chegar às lojas sem qualquer publicidade, depois de meses de rumores e expectativas no mercado. O tablet mais famoso do mundo começa hoje a ser vendido em Portugal, cumprindo o timing que a Apple tinha previsto para o mercado nacional - e que o i noticiou há três semanas. O iPad chega sem golpes de marketing nem publicidade a antecipar o evento, apesar de ser o gadget mais importante do ano. Talvez a Apple seja a única tecnológica que se pode dar a esse luxo.

Tal como fontes do sector já tinham adiantado ao i, não haverá operadoras móveis envolvidas nesta fase de lançamento. Estarão disponíveis todas as versões do aparelho, de 16, 32 e 64 gigas, só com Wi-Fi ou com Wi-Fi e 3G. O facto de nenhuma das três operadoras móveis estar ligada à primeira fase de lançamentos não impede a comercialização da versão 3G, já que todas vendem cartões móveis destinados ao uso em tablets.

A Worten do Colombo é a primeira loja a receber o blockbuster da Apple, que custará 499 a 799 euros e estará disponível a partir das 9h00. A Sonae, detentora da Worten, não quis adiantar pormenores - embora tenha confirmado o lançamento do "tablet mais famoso do mundo". Segundo adiantou ontem a Lusa, a primeira promoção ao iPad será feita pela própria Worten, com o concurso "Tira o Jobs ao Steve". Os concorrentes têm de mostrar que seriam capazes de ocupar o lugar do mediático CEO da Apple, Steve Jobs, e a melhor performance ganha um iPad.

Fontes do sector explicaram ao i que as lojas TB Store e m.Store também deverão vender o tablet, uma vez que são revendedoras premium da marca - que não tem subsidiária directa nem qualquer Apple Store em Portugal. Contactada pelo i, a assessoria de imprensa da Apple não fez comentários ao lançamento de hoje. A empresa tem uma política muito rígida quanto a informações sobre lançamento de produtos e à própria estratégia da marca - secretismo que nenhum parceiro se atreve a romper, pelo menos oficialmente.

iPad 2 Entretanto, as operadoras móveis portuguesas já não esperam vir a comercializar a primeira versão do iPad. Um segundo modelo estará pronto em Abril de 2011, exactamente um ano após o lançamento original nos EUA; e é essa versão que deverá vir para a Vodafone, a TMN e a Optimus. A Apple está a repensar os canais de venda e pondera autorizar as operadoras europeias a vender o aparelho directamente - o que não acontece agora.

Apesar de ser possível há meses comprar um iPad através de lojas online, Portugal é um dos últimos países a recebê- -lo: chega à festa em sexto lugar. O mercado já tem disponíveis os rivais Galaxy Tab da Samsung, Folio 100 da Toshiba, Streak da Dell, V9 da ZTE/Vodafone e MID Zipy Fun da AIDigital. É certo que a maioria dos analistas concorda que nenhum destes modelos, à excepção do Galaxy Tab, tem estofo para desafiar o iPad. Mas em época natalícia, a crise pode ditar a opção pelos modelos low cost; neste caso, ZTE V9 e MID Zipy Fun são os mais bem posicionados.

Apesar de o iPad só chegar hoje ao mercado, várias empresas portuguesas já têm aplicações exclusivas para o tablet - caso de Sapo, "Visão", "Caras", "Expresso" e "Sol".



Via : ionline

Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário