Just another free Blogger theme

Com tecnologia do Blogger.

O que dá cor às penas dos pássaros?

Os pássaros conseguem ver num largo espectro de cores e eles exibem uma variedade de plumagens vistosas. A melanina, a porfirina e os caratenóides, são pigmentos que permitem á pele produzir penas coloridas. A melanina produz penas pretas, mas dependendo da concentração dos grânulos deste pigmento, a melanina pode também originar penas castanho avermelhadas ou amarelas pálidas. Penas vermelho brilhantes, amarelo ou laranja, são derivadas dos caratenóides, os pássaros adquirem normalmente este pigmento devido a alimentarem-se de plantas e este pigmento pode interagir com a melanina originando penas de muitas outras cores, como cor de azeitona. O último grupo de pigmentos, as porfirinas, aparece com uma ampla gama de cores castanho, rosa, vermelho e verde. Alguns pássaros, como os papagaios adquirem as suas cores brilhantes através de pigmentos menos comuns que se produzem directamente nas penas. 


Nalguns pássaros, a estrutura das penas permite a aparência de outras cores, por exemplo, os pássaros Beija-flor na região da garganta apresentam tons iridescentes brilhantes, tal facto deve-se á luz branca se dividir em cores complementares, fenómeno designado de Interferência. Um tipo especial de difracção de luz designado por, efeito Tyndall, consegue produzir a cor azul de muitos pássaros, como a gralha azul. Nestas espécies, partículas pequenas, finamente dispersas e reflectoras – muitas vezes bolsas de ar – presente nas penas reflectem as cores, azul e violeta.
Frequentemente cores estruturais combinam com pigmentos para produzir as cores vistas nas penas, por exemplo, a cor verde de alguns papagaios é o resultado da interacção entre penas estruturais reflectoras de azul e pigmentos amarelos. 



Alguns animais “pintam-se” a eles próprios num método chamadas cores cosméticas, com recursos disponíveis em seu redor ou pelas suas próprias secreções. Alguns pássaros como os Pelicanos mudam a cor da sua plumagem revestindo-a de pigmentos amarelos ou vermelhos, secretados por uma glândula especial. E algumas penas de cor não são de todo produzidas pelos pássaros. O abutre barbudo espirra-se de terra vermelha para adquirir a sua cor característica. Existem vários motivos que levam os pássaros a alterar a cor da sua plumagem, os mais importantes são a corte á fêmea e a defesa. 


Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário