Just another free Blogger theme

Com tecnologia do Blogger.

O melhor amigo de um soldado

O BigDog é o melhor amigo bde um soldado. Respeita escrupulosamente todas as ordens, mesmo se envolvera subir montanhas ou transportar os bens do seu dono.
Mas o BigDog não é um cão, parece mais uma aranha. Na realidade, é um robô gigante projectado para auxiliar as tropas. “Os soldados de hoje têm que carregar todo o seu equipamento em mochilas, que por vezes chega aos 45 kgs além do peso do fato de combate”, explica Marc Raibert, CEO da Boston Dynamics, que desenvolveu o BigDog. “E em países como o Afeganistão, o terreno é tão montanhoso que há muitos locais onde os veículos
Não podem chegar. O Big-Dog vai com os soldados para todo o lado.” O computador do BigDog comanda as suas pernas; um sensor dá-lhe balanço para que não caia; e é operado à distância com um joystick.
A necessidade urgente de poupar a vida de soldados motivou o Pentágono, a dar dinheiro à Boston Dynamics para que pudessem desenvolver o BigDog.
A companhia faz parte de um sector em crescimento. “Há 10 anos, os robôs militares só eram utilizados para inspeccionar bombas”, explica Henrik Christensen, Professor de Robótica no Instituto de Tecnologia de Geórgia. “Hoje, mais de 10.000 robôs estão a ser utilizados no Iraque e Afeganistão.” Canadá, Coreia do Sul e Alemanha também estão na linha da frente das forças armadas assistidas por robôs.
Os robôs inspeccionam e desarmam bombas, investigam carros suspeitos, testam materiais tóxicos e entram em edifícios para determinar o risco para os soldados. “Minas e explosivos costumavam ser um grande problema para os soldados; graças aos robôs, já não são”, diz Christensen E os robôs do futuro, já em desenvolvimento, serão capazes de fazer muitas outras coisas. “Existirão robôs do tamanho de berlindes que os soldados podem atirar para dentro de um edifício para descobrir o que está lá dentro”, explicChristensen. “Também haverá robôs para transporte.
Só no Afeganistão, 2.000 camiões trazem diariamente comida para as tropas.”Entretanto, a Boston Dynamics está a desenvolver o PETMAN, uma máquina de guerra antropomórfica e o LS3, uma criatura que parece saída da ficção científica que vem com cabeça e dentes assustadores. O robô realista será capaz de transportar 181 kgs de equipamento e combustível, e ir a qualquer sítio a que os soldados cheguem. E, como um cão obediente, seguirá o dono para onde quer que ele esteja.


Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário