O júri do 53º concurso anual da World Press Photo seleccionou como melhor fotografia de 2009 uma imagem captado pelo italiano Pietro Masturzo.
A foto distinguida mostra o terraço de prédio em Teerão, onde três mulheres gritam em protesto contra os resultados das eleições presidências, realizadas em Junho do ano passado.
“A foto mostra o início de uma longa história. Acrescenta uma nova perspectiva à notícia. Toca-nos tanto do ponto de vista visual como emocional e o minha escolha recaiu logo sobre esta imagem”, declarou o presidente do júri da WPP, Ayperi Karabuda Ecer.
O fotógrafo freelancer captou a clima de tensão vivido nos protestos que se seguiram à reeleição do Presidente Mahmoud Ahmadinejad, a 12 de Junho de 2009. Após marchas de contestação durante o dia, à noite os populares gritavam palavras de ordem das varandas e topos dos edifícios, em particular na capital, Teerão.
O fotógrafo italiano, que venceu também na categoria "Pessoas nas Notícias - Reportagem" com uma série de imagens sobre as eleições no Irão, irá receber um prémio de dez mil euros.
A organização, sedeada em Amesterdão, recebeu 101,060 imagens, que foram submetidas a apreciação por 5, 847 fotógrafos oriundos de 128 países.
Just another free Blogger theme
Sem comentários:
Enviar um comentário