Muitos produtores de conteúdo estão usando torrent para distribuir o seu material. Mas com a decisão condenando o The Pirate Bay e processos contra outros sites do tipo, como Mininova, esses produtores passaram a trabalhar em um tracker próprio, que não corresse o risco de ficar fora do ar ou mesmo ser colocado em listas negras de provedores.
O site que bancou a aposta é o Legal Torrents, onde há diversos torrents que são devidamente legalizados e agora com três serviços de trackers para indexação do conteúdo.
Há inclusive um sistema, baseado na colaboração dos usuários, que permite denunciar e marcar os torrents que infringem direitos autorais, que são, claro, tirados do ar.
O que isso tudo significa? No mínimo que o torrent está cada vez mais incorporado à vida dos usuários de internet e, porque não, de potenciais clientes. Porque não disponibilizar seu software via torrent, além dos meios tradicionais? Aqueles que produzem softwares livres já fazem isso e é uma maneira bastante importante de divulgação e distribuição do trabalho. E essa legitimação pode ser importante para que as empresas começarem a olhar para o torrent de maneira diferente.