Numa altura em que a indústria dos media está em discussão com a Google, a gigante da Internet criou uma nova ferramenta para navegar nas notícias e dá um passo que pode ajudar a acabar com a polémica.
O novo Google Fast Flip começa por mostrar imagens miniaturizadas de artigos de várias publicações – desde o site da BBC, até ao blogue especializado em tecnologia TechCrunch, passando por vários títulos de renome, como o New York Times ou o Washington Post. Ao todo, estão integrados os conteúdos de 39 publicações.
Para lá da página de abertura, que permite uma visualização rápida de muitos artigos, a ferramenta mostra também imagens em tamanho real das páginas e, embora muitas vezes não seja apresentado o artigo completo, é possível ler na íntegra os primeiros parágrafos.O Fast Flip permite afunilar o leque de conteúdos: o utilizador pode escolher navegar apenas pelos artigos de uma só publicação, ver textos sobre um único tema (como economia ou política), aceder apenas aos artigos de um determinado autor, navegar pelos conteúdos mais populares ou pelos mais vistos.A interface está baseada numa navegação sequencial, numa experiência que se aproxima do folhear de um jornal ou revista.
A Google tenciona rentabilizar o serviço (que ainda está em fase de testes) através de anúncios publicitários. E vai partilhar as receitas com os sites que integrarem o Fast Flip.A partilha de receitas publicitárias (ou outra forma de pagamento) tem sido um pedido insistente da indústria dos media, que afirma que a Google está a violar direitos de autor ao listar o conteúdo de sites no agregador de notícias Google News.A Google, contudo, argumenta que o Google News gera tráfego para os sites e tem sublinhado que qualquer página pode ser facilmente excluída, bastando aos proprietários fazerem uma pequena alteração técnica no respectivo site.
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